sábado, 22 de setembro de 2007

Açores ou Aηoreso

Não percebem nada do título, pois não?
Pois eu também só percebi após o uso de uns quantos bons dicionários.

Saudações, amigos Terceirenses, embora hoje estenda esse cumprimento a todos os Açorianos.

Mas afinal o que é que se passa por esses lados?

Portas de Prata que afinal não são portas, Açores que não são Açores, outono que não é outono, e a Hortênsia diziam vós ser original dos... bem já nem sei como dizer... olha, dessas ilhas, afinal não o é, isto está lindo, está!

No meio disto tudo, já só falta dizer que essas ilhas, não foram descobertas pelos Portugueses, mas sim por um Grego qualquer e que no fim de contas, se chamam Aηores (isto tendo por base o nome do Arquipélago).

Erros, sempre os houve e sempre haverá. Faz parte da natureza humana. Muito mais quando falamos de acontecimentos ocorridos há mais de 500 anos, e dos quais, sobre alguns, pouca informação chegou aos nossos dias para sustentar a veracidade ou não dos factos, mas, pergunto eu, não seria preferível, quem de direito (as cabeças pensadoras e ordenantes dessas ilhas), pensarem numa correcção histórica dos factos?

Bem sei que não ides agora mudar o nome do arquipélago, seria pior a emenda que o soneto. Se já agora, lá por fora no estrangeiro, pouco sois conhecidos (e em Portugal Continental, deixe-me que vos diga que... enfim, deixem-me estar calado em relação a isso) então se houvesse lugar a uma rectificação cientifica, pior ainda.

Já há tempos que reparo, que o Português, e vós sois Portugueses (penso eu de que, como dizia o outro, agora até já tenho medo de escrever. Às tantas ainda aparece para aí um historiador a dizer que não sois, mas pronto, fiquemos por aqui), têm muito o hábito de dizer que isto ou aquilo é vosso. Parece que têm o poder sobre essas coisas. Em parte acho muito bem, concordo com essa posição, a Selecção Nacional de Futebol, é vossa, apesar de ter um treinador Brasileiro (que agora se dedicou ao pugilismo, acho muito bem, tem que arranjar algo para fazer na reforma), um jogador Brasileiro, e ao que parece está na calha a vinda de outro, mas é VOSSA. A Selecção de râguebi, também é vossa, e não vi nem metade do apoio que vi para com a de futebol. Gostos!
Mas isto tudo para dizer para apoiarem e usarem o que realmente é vosso. Então, Sr.s governantes, usam como símbolo de promoção dessas ilhas a hortênsia, como flor típica da região e afinal, mais não é que uma "praga" oriunda do oriente? E ainda se queixam dos Chinocas que vieram estragar o negócio? Vocês têm cá uma praga há bem mais tempo, e nunca se queixaram dela, aliás usaram-na como cartão de visita do arquipélago. Vá lá, pensem numa nova imagem de marca para promover as ilhas. Não usem coisas emprestadas. Quem sabe podem usar a ausência de outono nessas ilhas?

Bem, hoje fico por aqui.


Estou cansado...